segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Teoria ERC


Proposta por Clayton Alderfer (1969) na tentativa de aprimorar a teoria de Maslow, ele definiu a motivação como podendo ser agrupada em três fatores: Existência, Relacionamento e Crescimento (ERC). Nesta teoria Alderfer apregoa que mais de uma necessidade pode ser ativada ao mesmo tempo, assim uma pessoa pode estar buscando crescimento e relacionamento simultaneamente, por exemplo. É importante ressaltar que nesta teoria Alderfer buscou simplificar e condensar a teoria de Maslow, tentando diferenciá-las no sentido da hierarquização e amplitude de conceitos. A Figura 2 ilustra a teoria ERC.

As três necessidades de Alderfer em sua teoria são:

  • Existência – Estão voltadas para a sobrevivência do indivíduo, seu bem-estar físico, sua preservação - traçando um paralelo, abarcam as necessidades fisiológicas e de segurança de Maslow.

  •  Relacionamento – Orientadas para os relacionamentos interpessoais estas necessidades envolvem os desejos de pertença a grupos, interações sociais e relacionamentos afetivos – são relacionadas às necessidades sociais e de estima de Maslow.

  • Crescimento – Estão voltadas para a exploração das habilidades e pontenciais contidos no indivíduo, um desejo de continuar crescendo e desenvolvendo-se como um todo. Nestas necessidades podemos associá-las às necessidades de estima (da parte interna) e auto-realização de Maslow.




    Fonte: http://www.rafaelchiuzi.com.br/espaco/46-textos-de-apoio-para-profissionais-de-rh/144-motivacao-dos-seres-humanos.html
    Por: Alexandre Campos

    2 comentários: