segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A teoria das necessidades de McClelland



Na década de 60, David McClelland, Psicólogo americano, apresentou três necessidades ou motivos como ‘os responsáveis pelo comportamento humano’. A essa teoria chamou de Teoria da Motivação pelo Êxito e / ou Medo, é uma das muitas teorias que procuram explicar as motivações dos trabalhadores através da satisfação das suas necessidades, e é utilizada para medir o Clima Organizacional de uma empresa.
Nesta sua teoria, McClelland coloca em destaque aquilo a que chamou as necessidades adquiridas, isto é, as necessidades que as pessoas desenvolvem com a sua experiência ao longo da sua vida, à medida que interagem com os outros e com o seu ambiente. Para ele os principais vetores da necessidade para que um ser humano pudesse obter a sua satisfação eram:
  •       Realização: Competir como forma de auto-avaliação, ou seja, o desejo da pessoa em atingir objetivos que representem desafios em fazer melhor e mais eficiente;
  •       Afiliação: Relacionar-se cordial e afetuosamente, isto é, o desejo de manter relações pessoais estreitas e de amizade;  
  •    Poder: O desejo de controlar, decidir e de influenciar ou ser responsável pelo desempenho dos outros. 
  Segundo McClelland, todas as pessoas possuem estes três tipos de necessidades, com um nível de necessidade diferente da outra. Contudo, apenas uma delas prevalecerá e definirá a sua forma de atuação. Na maioria das vezes, a que prevalece é a "Realização", que é a primeira necessidade aprendida durante os primeiros anos de vida.
A base da Teoria afirma que quando um indivíduo consegue algo através de algum motivo, o mesmo meio será utilizado para resolver outros problemas. Isto caracteriza o estilo da pessoa.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário